Uma leitura de Joanildo Burity (2015) sobre a presença das religiões no espaço público e as relações que dão sentido a essa presença.
A participação das religiões na política, nos meios de comunicação, nas mobilizações sociais e nos debates sobre direitos frequentemente provoca reações opostas: para alguns, representa uma ameaça à laicidade; para outros, é uma expressão legítima de participação democrática. Mas será suficiente perguntar se a religião deve ou não ocupar o espaço público?
Em A cena da religião pública: contingência, dispersão e dinâmica relacional, publicado em 2015, Joanildo Burity propõe deslocar a discussão. Mais importante do que constatar a presença de grupos religiosos é compreender como ela se constitui, quem participa das disputas, quais formas de reconhecimento estão em jogo e que efeitos são produzidos em cada contexto.
A esfera pública não é um palco neutro
A imagem de uma “cena” ajuda a entender o argumento: quando atores religiosos se manifestam publicamente, não agem num espaço vazio. Encontram instituições, normas jurídicas, organizações políticas, outros grupos religiosos, meios de comunicação e pessoas sem pertencimento religioso. Sua presença pode ser acolhida, contestada, limitada ou transformada por esses encontros.
Assim, a questão deixa de ser apenas “religião na política: sim ou não?”. Passa a envolver perguntas mais concretas: quem reivindica falar em nome de quem? Em quais arenas? Com que alianças e antagonismos? Segundo quais critérios sua participação é considerada legítima?
Agência religiosa: nem sempre conservadora, nem sempre emancipadora
Burity examina interpretações que enxergam a ação pública religiosa como resposta defensiva a transformações sociais e interpretações que destacam sua capacidade de construir alternativas e articular demandas coletivas. Nenhuma dessas descrições, isoladamente, explica todos os casos.
Uma organização religiosa pode defender certas tradições, negociar com forças políticas, mobilizar solidariedade e disputar reconhecimento — às vezes simultaneamente. Por isso, sua agência precisa ser analisada relacionalmente, isto é, à luz das circunstâncias, interlocutores, conflitos e possibilidades concretas de ação.
As fronteiras entre o religioso e o secular são históricas
Outro ponto relevante é que “religião” não corresponde a uma realidade única e imutável. Práticas, instituições e identidades religiosas assumem formas distintas e são redefinidas nas relações que estabelecem com a sociedade. O próprio limite entre o que se chama de religioso e de secular é historicamente construído e disputado.
Isso não elimina a importância do Estado laico, das liberdades de consciência e da igualdade jurídica. Ao contrário: torna ainda mais necessário distinguir a participação legítima de cidadãos e coletividades religiosas de eventuais pretensões de privilégio institucional ou imposição de normas confessionais a toda a sociedade.
O que essa perspectiva ajuda a enxergar no Brasil?
No contexto brasileiro, a separação jurídica entre Estado e religiões convive com intensa atuação pública de organizações religiosas. Elas participam de eleições, movimentos sociais, debates legislativos, disputas culturais e processos de formulação de políticas públicas. Entretanto, os atores e seus projetos não são homogêneos.
A abordagem de Burity recomenda observar a pluralidade interna e as relações efetivamente estabelecidas por cada grupo, em vez de pressupor que toda mobilização religiosa tenha a mesma orientação política ou produza os mesmos efeitos. A atuação pública pode ampliar formas de participação e reconhecimento, mas também sustentar exclusões e desigualdades. A avaliação exige análise histórica e empírica.
Uma chave para a pesquisa e para o debate público
A contribuição do artigo está em substituir generalizações por perguntas analíticas. A presença pública de uma tradição religiosa, por si só, não demonstra adesão a um projeto político específico. Para compreender seus significados, é necessário examinar discursos, práticas, interlocuções e consequências observáveis.
O desafio não é apenas identificar a religião no espaço público, mas compreender o que os atores religiosos fazem nele — e o que esse espaço faz com eles.
Referência
BURITY, Joanildo. A cena da religião pública: contingência, dispersão e dinâmica relacional. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 102, p. 89–105, jul. 2015. DOI: 10.25091/S0101-3300201500020006.
Texto de divulgação e comentário de leitura elaborado a partir do artigo acima. As interpretações explicativas não substituem a leitura da fonte original.
